sexta-feira, 22 de maio de 2020

Bixa, Preta, e seus Desafios na Favela

 A Gente nem sabe o que é ser bixa logo no inicio,  eu particularmente nem compreendia o porque de ser tratada diferente das outras crianças,  e desde pequena ja tinha a imensa mania de se montar, era salto alto, saia, pano na cabeça (para imitar os cabelos) e tinha que ser pano grande, só não passava batom porque não tinha, beincava de barbie e não entendia que mal tinha em ser essa criança toda viada, cresci mais um pouco e logo tive os desafios de lidar com meus desejos e impulsos sexuais, entrei na puberdade e já não entendia bem o meu corpo, fui eu viver a vida no fundamental,  sofri diversas repressões, so não apanhei porque ainda tinha pessoas que não tinha o tal preconceito ou porque era ser humano mesmo e me aceitavam sendo "diferente",  ainda assim eu tentei me padronizar pelo lado da religiosidade,  frequentava igrejas mas isso ainda não me dizia nada e nem era minha verdade, não me sentia parte nem nada, só estava ali por estar,  cresci mais um pouco e me disse gay, primeiro pra depois dizer aos outros, porque em toda minha vida as pessoas me gritavam, bixa, viado, viadinho, mona e ainda eu não entendia que tudo isso so acabaria se eu me gritasse bixaaaaa!, fora o peso de ser bixa eu ainda tenho o peso de ser preta, que vem o discurso da mãe protetora "seja duas, três, vezes melhor porque eles não terão pena de você" eu me perguntava,  eles quem? Eles pessoas que não abrem mão dos seus privilegios, que não tem consciência de classe, raça e gênero,  que não nos vêem quanto seres humanos, que nos diminui pela condição de identidade de gênero,  mas hoje eu duvido quem passe perto de mim sem ouvir sobre como é viver e ser bixa preta na favela, e vai ter aulinha de consciência racial sim, e vai ter que aceitar a gay afeminada porque além de divertida sou inteligente também. Eu entendi que o conhecimento ninguem me tira, a igreja vai me querer submissa, o sistema rendida e os brancos sem acessos. pretxs no topo!

por: Abner Fontinni

6 comentários:

  1. Arrasou no texto! As pessoas precisam conhecer para amar, e vc fez sua parte mostrando sua perspectiva de modo inteligente e bonito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Perfeite! É isso, assim seguimos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A nossa cor preta está mto bem representada por vc! Me orgulho em ver pretxs assim...❤❣

    ResponderExcluir